16.gifDicas de leitura para o 4º Bimestre.
.
...A partir desse bimestre nosso blog estará dando dicas de leitura através de um projeto desenvolvido pela professora Marinalva com os alunos gamistas. O mais interessante é que as dicas oferecidas no blog não partem dos professores, mas sim dos próprios alunos que já leram as obras e escreveram uma resenha para a professora Marinalva. Aproveitem as ótimas dicas e boa leitura!
.
.
.
Tamila & Joice 7ªA
.
Livro: “As mil e uma noite” (tradução e adaptação de Godoy Ladeira)
.
...Este livro conta a história de um sultão que tinha dois filhos chamados Shariar e Shazenan. ...Quando o rei faleceu, foi cada um governar um reino, porém, foram traídos por suas esposas.
...Daquele dia em diante Shariar dormia cada dia com uma mulher, atando-a no dia seguinte.
...Até que um dia uma das filhas do Grão-Vizir do sultão aquele que obedecia cegamente, resolveu se tornar a próxima esposa de sultão.
...Toda a noite Sherazade o contava histórias, sempre deixando o final para o próximo dia... até completar mil e uma noites.
...O sultão, apaixonado por Sherazade, resolveu que ela deveria ser sua companheira para todo o sempre. Deixando de lado suas maldades e vivendo em paz com sua amada “Sherazade”.
.
.
Josiana Mendes de Oliveira 8ª A
Livro: "Falta Pouco" (Fanny Abramovich)
.
...É um livro muito interessante, que fala sobre um assunto que agrada a nós alunos, "competições na escola".
...Conta sobre uma gincana, em que os alunos mergulharam de cabeça. Com o estresse e a adrenalina dos jogos, houve muitas confusões, desentendimento de times, discussões, mais nada que conseguisse atrapalhar a alegria e a agitação dos participantes.
...Felizmente, como toda boa gincana não só alunos, mas como professores, pais, organizadores e até funcionários da escola estavam na expectativa. Pois toda a escola participou da brincadeira, ou seja, a euforia foi total.
...E para a surpresa e merecimento dos alunos houve empate, entre a 4ªA e 5ªB. Nada mais justo pois trabalharam muito para o "surpreso resultado!".
...Enfim, assim como na vida, na escola os alunos do livro descobriram a sensação e a alegria de uma vitória justa na gincana!
.
.
.
Phelipe Vieira de Souza 7ªB
Livro: "O homem-Lua" (Tomi Ungerer)
.
...O livro que eu li, fala do homem lua. Fala que ele ficara espremido, dentro de sua bola.
...E que toda noite ele via pessoas dançando e ele queria muito descer até a Terra para poder dançar.
...No outro dia passou um cometa e ele deu um pulo e agarrou atrás das costas ardentes do cometa O cometa desce, e dá uma grande explosão que deixa um monte de gente curiosa.
...Chegando no lugar de onde tinha vindo o barulho e ninguém sabia quem era a criatura.
...Um monte de gente do governo se alarmou. Cientistas, todos achavam que ele era um invasor, ele foi preso.
...Certa noite ele foi desaparecendo, desaparecendo e fugiu finalmente ele viu flores. Dançou mas um vizinho reclamou do som alto e chamou a polícia.
...Ele sumiu e viu um castelo velho e entrou, conheceu um cientista que ninguém nunca ouviu falar.
...No final viu que não era bem recebido na Terra e decidiu ir embora. E ficou lá no céu.
.
.
.
.

Jhony Henrique Silva dos Santos 7ªB
Livro: "Carnaval dos animais"
História: "O leão" (Moacyr Scliar)
.
...Os leões numa certa época estavam dominando a Europa.
...Todos os moradores da Europa estavam correndo muito perigo e resolveram acabar com todos os leões.
...Em um certo lugar estava grande parte dos leões
...Os homens tacaram uma bomba atômica e morreu grande parte dos leões.
...Todos ainda não satisfeitos criaram em um laboratório uma gazela, um animal que tem a carne envenenada e os leões quando estavam com fome eles comiam as gazelas e morriam suavemente, mas existia uma espécie de leão que não morria quando comia o animal.
...Mesmo assim, os caçadores mataram todos.
.
.
.
Alison Santana Gomes 8ªA
Livro: “O imperador e o rouxinol” (Hans Cristian Andersen)
.
...Esse livro conta a história de um imperador que tinha um rouxinol que era um verdadeiro musico.
...Um dia o imperador tratou mal o pássaro e então ele foi embora.O imperador, então, mandou fazer um pássaro mecânico, depois de um tempo o pássaro mecânico parou de funcionar, o imperador ficou muito chateado e vendo a tristeza dele o rouxinol verdadeiro ficou com dó do imperador e voltou para ele e foi tratado como um rei.




Nayara Regiane 8ªA

Livro: "O Santinho" (Luis Fernando Verissimo)

.

...O Santinho, era um garoto tímido que não fazia nada, era o mais zerado da sala de aula, não tinha nenhuma nota azul, mas era o mais quietinho. Seus professores não o fazia passar vergonha, exceto uma Dona Ilka.
...Uma professora baixinha com face de passarinho.
...Um pequeno passarinho loiro e que era uma fera.
...Na sala de aula todos o chamava de santinho, vagabundo ou santinho do pau oco. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria, que a boca do santinho era uma simulação, e que ele era falso. Tipo um santo falsificado!
...O santinho só não entendia o porque ela o odiava tanto.
...O santinho resolveu fazer uma redação inteira sobre um aluno que precisava fazer uma redação sobre ociosidade, sem saber o que é isso e sua agonia foi finalmente sua decisão.
...Dona Ilka ao corrigir as redações achou a do santinho e ela chamou a atenção da classe inteira para poder ouvir sua redação. O santinho tornou-se um exemplo de que age com esperteza pode-se deixar de estudar e por isso estava ganhando um zero exemplar.
...Só faltou chamar de original do pau oco.Enfim o santinho sobreviveu e finalmente notou que Dona Ilka o odiava. E ele parou de estudar achando que iria morrer burro, aliás ele é o santinho do pau oco.

.



Jéssica Monique 8ªA

Livro: “A desejada das gentes” (Machado de Assis)

.

...É um livro que conta a história de dois amigos que se apaixonaram pela mesma pessoa (Quintília), só que em um incidente da profissão um deles morreu e o outro com essa história ficou muito próximo de Quintília. Eles se apaixonaram e ele então a pediu em casamento e ela negou o pedido, eles se afastaram por alguns dias.
...Ela adoeceu e foi internada em um hospital, quando soube ele foi até lá conversou com o médico e descobriu que ela tinha pouco tempo de vida e refez o pedido de casamento. Dessa vez ela aceitou e eles se casaram naquele dia, lá mesmo.
...Dois dias depois ela morreu deixando-o viúvo e sozinho convivendo com as lembranças dela até o fim de sua vida.Ele nunca deixou de amá-la.

.

.
Vinícius Augusto Ferrari 7ªB

Livro: "Como surgiram os seres e as coisas" (Alicia Morel)

.

...Antes que os Mapuches descobrissem como fazer o fogo, viviam em grutas na montanha. Chamavam-nas de "casas de pedra".
...Eram temerosos das erupções vulcânicas e dos cataclismos. Seus deuses e demônios eram luminosos. Entre eles, o poderoso Cheruve.
...Quando se zangava, choviam pedras e rios de lava. As vezes Cheruve caia do céu e forma de meteorito.
...Os Mapuches acreditavam que seus antepassados reviviam na abóboda do céu noturno. Cada estrela era um antigo astro iluminado, que caçava avestruzes entre as galáxias.